27 Mar

FRUTAS CÍTRICAS: SAIBA QUEM FAZ PARTE DESSE GRUPO E OS SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Frutas cítricas: Saiba quem faz parte desse grupo e o seus principais benefícios

 

As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos.

 

Você conhece todas as frutas cítricas? Sempre requisitadas em épocas de verão, essas fontes de vitamina C são utilizadas das mais diversas formas no dia a dia e, acreditem, muitas vezes sem percebemos. Sejam em combinações de sucos naturais, saladas, chás, etc, elas possuem sabores mais ácidos - os famosos "azedinhos" - que são perfeitos para compor e harmonizar às refeições.


Laranja, limão, abacaxi, acerola... Geralmente quando falamos em frutas cítricas, esses são os primeiros exemplos que nos vem à mente. Contudo, esse grupo é muito maior do que se imagina. O que caracteriza uma fruta cítrica é o sabor ácido, devido à grande concentração de ácidos cítricos, além da intensa presença de vitamina C, nutriente importante para regular e fortalecer o corpo, dando mais energia e proteção ao organismo. A nutricionista Carine Rodrigues explica: "As frutas cítricas são ricas em ácido ascórbico, a vitamina C, que possui ação antioxidante e previne o escorbuto (carência de vitamina C). Também é importante na defesa do organismo contra infecções e fundamental para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo humano (derme, cartilagem e ossos)", destaca a profissional.

 

Conheça as 10 frutas cítricas mais consumidas e os seus benefícios para a saúde:

 

1 - Laranja: A mais popular e uma das mais consumidas entre as frutas cítricas, a laranja, além de ser rica em vitamina C, possui importante concentração de vitamina A, elemento responsável por melhorar a saúde dos olhos e prevenir a degeneração macular. A fruta também possui minerais, como o ferro, o cálcio e o potássio, que atuam no combate da anemia, no desenvolvimento dos ossos e músculos e ainda diminuem os riscos das doenças cardiovasculares. 

 

Laranja: quais são as suas melhores formas de consumo? 

 

Abuse da laranja! Seja no tradicional suco integral, incrementado com algumas especiarias, a fruta pode ser utilizada nas mais diversas receitas, até mesmo para temperar alimentos ou aromatizar águas. Também é muito comum encontrarmos essa fruta em formas de geleias, chás, bolos e tortas.

 

2 - Limão: Independente do tipo de limão, essa fruta é uma das mais utilizadas em dietas alimentares. Por ser fonte de vitaminas C e do complexo B, o seu consumo está relacionado à boa produção hormonal, que atua na formação das células e na respiração celular. O limão também é conhecido por ser um potente desintoxicante, limpando o corpo e ajudando na absorção de nutrientes no organismo. 

 

Limão em nossas refeições: faça escolhas saudáveis

 

Para o consumo de um peixe, por exemplo, o limão é uma companhia perfeita, não é mesmo? A fruta, que pode ser usada para temperos, também é uma ótima opção para o preparo de sucos, além de poder compor chás e águas aromatizadas. O limão também pode aparecer como sobremesas saudáveis, como mousse, tortas geladas e bolos.

 

3 - Tangerina: Também conhecida como "mexerica" em alguns cantos do Brasil, a fruta contagia qualquer pratos com seu aroma forte e peculiar. Saborosa e com pouquíssimas calorias, a tangerina carrega bons agentes antioxidantes que atuam na prevenção do envelhecimento precoce das células do organismo e ajudam a eliminar as toxinas do corpo, diminuindo a sensação de inchaço. 

 

Como podemos consumir a tangerina no dia a dia?

 

Basta começar a descascar a fruta, que o aroma já se espelha pelo ambiente. Além do seu aroma refrescante para consumi-la in natura, a tangerina pode ser utilizada como sucos e vitaminas ou, até mesmo, utilizando as cascas para preparar chás, aproveitando a fruta de maneira integral.

 

4 - Uva: Rica em resveratrol, um flavonoide responsável por garantir a saúde cardiovascular, o consumo de uva é associado à boa coagulação sanguínea, diminuindo os níveis de colesterol e agindo como um poderoso agente antioxidante para limpar as artérias, conferindo assim um coração sadio e funcionando da maneira correta.

 

Uva: Melhores formas de consumo

 

A uva é perfeita para sucos integrais ou picolés que ajudam a refrescar nos dias de alta temperatura. A pequena fruta também pode ser consumida em forma de geleias ou transformada em farinha, para o preparo de bolos e tortas.

 

5 - Abacaxi: A fruta tropical é saudável e cheia de benefícios para nossa saúde. Além da presença da vitamina C, o abacaxi é rico em vitamina A, nutrientes essencial para beneficiar nossos olhos, prevenindo a degeneração macular e a catarata. Além disso, a substância também ajuda na prevenção da acne, concedendo uma pele bonita e jovem por mais tempo. 

 

Abacaxi: pode ser aproveitada em bebidas ou doces saudáveis

 

Suculenta, saborosa e altamente nutritiva, o abacaxi pode ser consumido em forma de sucos, vitaminas, chás, compotas, geleias, tortas e compondo águas aromatizadas. O abacaxi também pode acompanhar pratos com carnes brancas, como o lombo assado, muito servido nos banquetes de Natal.

 

6 - Acerola: Pequena e notável, a fruta vermelha é cheia de nutrientes para nosso bem-estar. Além da vitamina C, a acerola possui uma boa quantidade de fósforo e cálcio, minerais responsáveis por garantir ossos, dentes e músculos saudáveis. A frutinha também contribui com a nossa disposição, pois aumenta os níveis de energia, graças a presença do fósforo. 

 

Acerola é ótima fonte de energia para compor sucos e vitaminas. Veja mais opções de consumo 

 

Para um café da manhã reforçado, a acerola é ideal no preparo das bebidas que vão garantir mais disposição para o dia. Além disso, a pequena frutinha pode se tornar um delicioso mousse ou ser encontrada em forma de doces, geleias, pudim e bolo.

 

7 - Morango: Do grupo das frutas vermelhas, o morango também faz parte das frutas cítricas. Rica em potássio, a fruta ajuda no controle dos níveis de colesterol, abaixando o "ruim", LDL e aumentando o "bom", HDL, prevenindo, assim, as doenças cardiovasculares e conferindo um coração saudável e regulado. 

 

Morango pode ser combinado com outras frutas vermelhas. Veja suas melhores formas de consumo

 

Um mix de berries (frutas vermelhas como amora, framboesa, morango, mirtilo (ou blueberry), por exemplo) podem ajudar a tornar a sua alimentação mais completa. Em forma de sucos, vitaminas, in natura ou como geleias, esses alimentos são sempre boas opções para o dia a dia.

 

8 - Kiwi: Pertencente também do grupo de frutas exóticas, o kiwi é saboroso e extremamente saudável. Com poucas calorias, colesterol e baixo teor de gordura, a fruta é ideal para a alimentação de quem deseja perder alguns quilinhos e alcançar o corpo dos sonhos. O kiwi ainda é rico em fibras alimentares que proporcionam saciedade e facilitam o trânsito intestinal. 

 

Fruta linda e exótica, o kiwi deixa qualquer refeição mais colorida! 

 

Além de ser saudável e nutritiva para ser consumido in natura, através de sucos e vitaminas ou forma de picolé para amenizar o calor, o kiwi é uma ótima opção para decorar bolos e tortas geladas.

 

9 - Ameixa: Seca ou in natura, a fruta garante uma boa ingestão de nutrientes como as vitaminas A e do complexo B, que ajudam a tornar o cérebro saudável, garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso central, desenvolvendo as nossas principais funções cognitivas, de concentração, memória e lógica. 

 

Como podemos consumir a ameixa no dia a dia? 

 

As ameixas secas podem servir como um delicioso lanche no meio da tarde ou também serem utilizadas para enfeitar mousses e pudins. Já a fruta natural pode se tornar um delicioso suco, compotas ou geleias para completar as refeições intermediárias.

 

10 - Maracujá: Pertencente também do grupo das frutas exóticas, o maracujá é perfeito quem precisa relaxar e acalmar os ânimos. Essa característica da fruta se dá por ela fazer parte das plantas do gênero Passiflora, conhecidas por serem calmantes naturais. Além disso, o maracujá ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, por conter bons níveis de vitamina C em sua composição. 

 

Maracujá é perfeito para compor doces e sobremesas saudáveis

 

Se o suco de maracujá serve para acalmar, se misturarmos essa fruta com leite antes de dormir, nós podemos garantir uma noite tranquila de sono, por exemplo. Além disso, O maracujá traz, naturalmente, muito sabor e beleza para combinações de pratos. A fruta também pode ser consumida como sorvete, picolés, mousse, tortas, sucos, vitaminas ou ser encontrada em forma de farinha, auxiliando na preparação de bolos e cookies integrais.

 

Outras frutas cítricas que podem fazer parte de um plano alimentar saudável

 

Dentre as menos conhecidas, mas igualmente poderosas nutricionalmente, nós podemos citar: lima-da-Pérsia, framboesa, caju, carambola, cidra, romã, pomelo, amora, jabuticaba, pêssego, tamarindo, toranja, lima, cupuaçu e abiu, como outros bons exemplos de frutas cítricas que devem estar presentes no dia a dia. O consumo de todas elas garantem o fortalecimento do sistema imune - que faz a defesa do organismo - prevenindo infecções e ajudando a tornar o nosso corpo mais saudável e nutrido.

 

Reportagem: Carine Rodrigues. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/frutas-citricas-saiba-quem-faz-parte-desse-grupo-e-o-seus-principais-beneficios_a7222/1. Acesseo em: 27/03/2020.