Dúvidas

  • addComo cuidar das mudas de frutas cítricas?

    ORIGEM
    As frutas cítricas em geral são originárias da Ásia, provavelmente da Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido. Cultivadas nos pomares da Babilônia e da Palestina, entre outros locais do Oriente Médio, foram daí levadas para a Europa bem antes do desenvolvimento da América, e trazidas para o Brasil pêlos portugueses. 

     

    ESPAÇAMENTO
    O espaçamento recomendado é de 6 m x 4 m x 5 m x 4 m. As covas devem ter dimensões de 60 cm x 60 cm.

     

    PODA
    Apesar de não ser comum a poda em citros, faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta. Os ramos mais finos devem ser cortados com uma tesoura; os mais grossos, com serra. Misture cobre em pó com um pouco de água e pincele no local dos cortes. Para que haja brotações no interior das plantas, apare de dez a 15 centímetros dos ponteiros.

     

    ÉPOCA DE PODA
    Para não correr o risco de enfraquecer a planta, o profissional dá a dica: "As podas podem ser feitas ao término das frutas". É importante usar tesouras apropriadas e o corte dos galhos próximos ao caule deve ser feito na diagonal.

     

    LARANJEIRA
    É uma árvore de pequeno porte, em torno de 5 metros de altura, tronco de casca acinzentada, muito ramificada de copa densa com forma arredondada. A laranjeira se desenvolve bem em qualquer tipo de solo, mas os areno-argilosos têm melhor resposta. As folhas são ovais, de textura coriácea, borda lisa, cor verde intenso, exalando perfume quando esmagadas. As flores são pequenas, brancas, perfumadas, sendo polinizadas por abelhas, que produzem com elas um mel de excelente qualidade. O fruto é globoso, mais arredondado conforme a variedade, de coloração verde a laranja e casca com óleo perfumado. A polpa é aquosa com cor amarela ou alaranjada conforme a variedade e estágio de maturação. Frutifica praticamente ao longo do ano, mais intenso de abril a setembro.

    Cuidados e manutenção: Os tratos culturais para a laranjeira são simples: corte dos ramos secos, não deixar frutos no chão e manter sem inços, colocando cobertura morta ao redor. Manter rígida vigilância quanto à presença de formigas, pois a cochonilha é um dos principais problemas para as laranjeiras.  Quando notar cochonilhas, aplique óleo de nim ou óleo mineral, ajudará a controlar a infestação, mas será preciso eliminar as formigas também.

    Procure um agrônomo que indicará o defensivo melhor para a região.

     

    BERGAMOTEIRA
    Árvore de porte médio, copa arredondada ou mais ou menos piramidal, com folhas aparentemente simples, coriáceas, de coloração verde, com glândulas de óleo essencial na forma de pontos translúcidos, variando um pouco na forma e em tamanho. As flores são normalmente solitárias, com cinco pétalas brancas, numerosos estames e um pistilo.

     

    LIMOEIROS 
    Quanto à cor, variam de verde escuro ao amarelo claro, exceto o limão-cravo de casca avermelhada. Rico em vitamina C.

    Seu cultivo é fácil e a árvore demanda pouco espaço. A planta tem poucas ramificações, atingindo até seis metros de altura.

    PRODUÇÃO - O limoeiro começa a produzir depois de três anos do início do cultivo, com floração nos meses de setembro e outubro. Em quatro meses, pode ser feita a colheita, que dura 120 dias. A cada safra é possível apanhar de 80 a 100 quilos de limão por árvore. Colha os frutos manualmente e use uma tesoura para auxiliar no corte das hastes.